O futebol jogado com as mãos
O futebol americano, um dos esportes mais apreciados pelos Americanos do Norte, teve na Inglaterra do século XIX o seu surgimento. Com o passar dos anos, o esporte foi introduzido na cultura americana graças aos treinadores universitários que popularizaram o que, depois seria, uma das paixões nacional.
Desde os anos 1990, o futebol jogado com as mãos passou o baseball como o desporto mais popular da nação dos Estados Unidos. Se colocássemos isso em números, podemos dizer que a audiência de um jogo final da superliga americana (conhecida como Super Bowl) tem audiência anual de quase metade dos lares com televisão em todo o planeta pois a final do campeonato é transmitida para 150 países.
Chamada apenas de football pelos americanos, o esporte também tem praticantes no Brasil. Nas décadas de 80 e 90, a TV Bandeirantes foi a pioneira na transmissão do Super Bowl. Em 2014, alcançou um recorde com média de 123 mil espectadores assistindo aos jogos da liga norte-americana.
No país do futebol jogado com os pés, a prática do futebol americano deixou de ser totalmente amadora somente em 2012, quando o campeonato nacional passou de Liga Brasileira para Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. Segundo o site da instituição, o Campeonato de 2016 terá 31 equipes, divididas em quatro conferências – Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Algumas equipes possuem até parcerias com clubes de futebol, facilitando a aquisição de recursos para a prática do esporte, porém a maior parte delas depende de autofinanciamento.

Na Paraíba, o esporte segue em passos lentos, mas nem por isso deixou de ganhar admiradores. A liga estadual é regida e organizada pela PB Bowl (Associação paraibana da modalidade) e tem no time João Pessoa Espectros como o representante estadual no campeonato brasileiro. Em Campina, único time que representa o esporte na cidade é o Tropa Campina, que também teve seu início em parceria com um time de futebol, o Treze Futebol Clube. Este ano, o time disputará entre os meses de julho a novembro, a segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. “Para este ano, o principal torneio que o Tropa Campina vai disputar é a Liga Nordeste, que é a segunda divisão da Super Liga Nacional. Teremos oitos times na disputa para uma vaga na primeira divisão do esporte” disse Tiago, coordenador do Tropa Campina.
O Tropa Campina se preocupa com o futuro do esporte e em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba, mantêm uma escolinha para crianças com idades entre 7 a 14 anos. O Tropinha FlagBall ensina, de forma adaptada, os movimentos do futebol americano aos integrantes mirins. O treino é realizado toda terça-feira, no Departamento de Educação Física da UEPB.
Já o Tropa Campina treina aos domingos no campo de futebol do Corpo de Bombeiros, que fica na Avenida Professor Almeida Barreto. O treino vai das 14:00 ás 16:00.
![]() | ![]() |
---|---|
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() |
Por:
Carlos Antônio Vieira
Sulamita Oliveira
Yasmim Alencar
José Hugo Rocha
Yago Costa Fernandes
Do Japão para o mundo: Jiu-Jistu ensina autodefesa e traz benefícios para a saúde
Apesar do pouco incentivo, as mulheres mostram que têm talento com a bola nos pés
Um esporte que enfrenta todos os tipos de preconceitos, mas que se tornou fenômeno mundial
Das guerras para as Olimpíadas, conheça o esporte que trouxe para o Brasil a primeira medalha de ouro
O projeto já apresenta resultados positivos na melhoria da qualidade de vida
Saiba os riscos da atividade física sem orientação profissional