top of page

ATIVIDADE FÍSICA NA MELHOR IDADE

O instituto incentiva a prática de exercícios ao ar livre                                     FOTO: Paulo Oliveira

O trabalho feito para a melhoria na qualidade de vida dos idosos de Pocinhos, Cariri do Estado, não é só realizado pela prefeitura, mas também pelo Instituto Apolônio Sérgio de Oliveira Melo, localizado no centro da cidade. Todas as quartas-feiras cerca de 25 idosos praticam atividades físicas, aplicadas e orientadas pelo educador físico Rodrigo Cavalcante, funcionário do Núcleo de Assistência a Saúde da Família (NASF) da cidade.

 

Além de um educador físico, os idosos são acompanhados por nutricionista, fisioterapeuta e clínico geral. Paralelamente, durante toda a semana, o instituto oferece diversas outras atividades como: recreação, artesanato, dança, teatro e acompanhamento clínico, visando o bem-estar dos participantes.  

De acordo com a voluntária e tesoureira Adriana Melo, nestes três anos de existência são cerca de 90 idosos cadastrados e em torno de 50 frequentadores assíduos.

 

A prática de atividades físicas apresenta melhorias significativas na qualidade de vida dos idosos que o frequentam. De acordo com a aposentada Cleonice Oliveira, 64 anos, houve avanços no funcionamento do organismo e da mente, assim como na flexibilidade corporal. “Como diz o ditado: muda em tudo”, afirma.

 

Já no caso da dona de casa Maria José Pereira Ribeiro, 68 anos, foi à tentativa de superar a depressão que a levou procurar essas atividades. “Eu só sei que eu saí e agradeço a Deus por essa superação. A partir do dia 25 de agosto essa porta foi aberta e, comecei a frequentar. Sinto-me outra pessoa”, relatou.

 

Assim como o trabalho desenvolvido pelo instituto para a melhoria da qualidade de vida dos idosos do munícipio, a prefeitura também dá a sua contribuição. De acordo com o secretário de saúde Eurivaldo de Araújo, já está em fase de licitação a construção de uma academia de saúde popular que deverá atender tanto  ao grupo da melhor idade quanto a população em geral. “A ideia é: além de orientar as práticas físicas para esse público, orientar também em relação a alimentação e prevenção de doenças”, declara o secretário sobre a implantação da academia.

 

 A fundação dessa academia é uma estratégia de prevenção para que não volte a ocorrer o alto índice de doenças do aparelho circulatório (infartos) que houve no ano anterior. De acordo com Virginia Teles, chefe de gabinete da secretaria de saúde de pocinhos no ano de 2013, o município registrou o maior índice de infartos dos últimos anos, em pouco mais de um mês oito pessoas com mais de 50 anos foram vítimas de infarto.

 

Atualmente o cenário é diferente, de acordo com dados cedidos pela Secretaria de Saúde do município, no primeiro semestre deste ano, 2014, houve uma significativa diminuição de doenças do aparelho circulatório, tendo ocorrido apenas 2 casos. 

Expectativa de vida

 

As atividades físicas oferecem muitos benefícios, não só para os idosos, mas para qualquer um que deseja praticá-las. Para tanto, é necessário procurar orientação médica antes de iniciar a prática dos exercícios. O que deve em longo prazo interferir na qualidade e longevidade da população. O nível de longevidade no Brasil vem aumentando muito nos últimos anos, e como ponto principal desse crescimento está o progresso na qualidade de vida associada a prática de atividades físicas. A tendência é que continue aumentando, estimando-se que até 2060 chegue a 58 milhões o número de idosos e que nesse período a expectativa de vida chegue a uma média de 81 anos, superando o número que hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta que é de 73,4 anos.

 

Segundo dados do IBGE, em 2030, o número de idosos deverá superar o de crianças e adolescentes em cerca de quatro milhões, diferença que aumentará para 35,8 milhões em 2050. Com o aumento da expectativa de vida, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas até 2025. 

 

 

Consultar Profissionais qualificados

 

Para iniciar qualquer atividade física além de ir ao médico tem-se que tomar algumas precauções e uma delas é o alongamento. Atividade feita antes de começar qualquer série de exercícios. Abaixo veja a galeria de fotos com passo a passo dos vários tipos de alongamentos.

Equipe

Ariana Barbosa Xavier

Geanésia Mendes de Farias

José Paulo de Oliveira

Procurar um educador físico antes de qualquer prática de exercícios é de suma importância pois além dele lhe dar instruções de como fazer, também dará alertas sobre o que não deve fazer, fazendo com que riscos de acidentes diminuam consideravelmente.  Confira com o educador físico Rodrigo Cavalcante, orientações e dicas de como praticar atividades física na melhor idade. 

Antes de iniciar qualquer prática de atividades físicas é necessário buscar um nutricionista, para lhe orientar a respeito de como deve ser sua alimentação antes e depois dos exercícios. Isso é necessário para que possa adquirir bons resultados, pois a prática de atividades e uma boa alimentação juntas resultam em uma boa qualidade de vida para os idosos.

Rugby na Rainha da Borborema

Aos poucos o ainda pouco conhecido esporte inglês conquista apoio e mais adeptos

Skatistas querem melhor infraestrutura

Skatistas de Campina exigem reformas de espaços para a prática da modalidade

Adrenalina sobre duas rodas nas trilhas da Borborema

Saiba os riscos da atividade física sem orientação profissional

Desafios para a prática do Taekwondo na Paraíba

Opção de saúde e lazer para 20 mil pessoas

Apesar de ser conhecida como violenta, a modalidade prima pela inteligência e não simplesmente por força bruta

Renúncias, incertezas e dificuldades dos jogadores de futebol, que ...

Nocaute nos estereótipos

Mulheres lutam contra o preconceito, a falta de patrocínio e apoio familiar para praticar o esporte que deseja. 

Please reload

© 2014. Impacto Esporte e Saúde. Conteúdo Produzido por Mídia Digital I

bottom of page