top of page

NOCAUTE NOS ESTEREÓTIPOS

Superar os obstáculos sociais ao se inserirem no universo esportivo foi o desafio assumido pelas mulheres que optaram por praticar esportes considerados apenas masculinos. Elas ingressaram no mundo esportivo com ousadia e determinação, aprendendo com o esporte que é possível vencer qualquer obstáculo.

 

O futebol feminino, assim como várias modalidades esportivas, ainda sofre com o preconceito, já tendo sido até proibido por lei. A modalidade teve sua primeira participação feminina em 1921. O primeiro time feminino do Brasil foi criado em Minas Gerais e iniciou sua primeira partida de jogo de futebol entre mulheres em dezembro de 1958.

 

A despeito de já ter superado várias barreiras, o futebol feminino ainda enfrenta dificuldades básicas como a organização de campeonatos e a obtenção de patrocínios. “Apesar de estarmos no século XXI, ainda existem muitas barreiras, falta de apoio por parte dos governantes e, às vezes, até julgamento da própria família por gostar de futebol. Mas cada uma tem a sua personalidade, seu caráter, e isso não muda em nada o ser humano. Somos mulheres e vamos ser mulheres sempre”, confessa Roberta Sâmia, uma jovem praticante do futsal.

 

Outro esporte que conta com participação feminina é o Judô. Apesar de ter sido idealizado em 1882, foi somente a partir de 1923 que contou com uma participação ativa das mulheres, que demonstraram além de sua capacidade física, a vontade de superar os obstáculos impostos nos planos social e cultural.

 

“O judô trouxe muita coisa boa, além de estimular a concentração, o judô é rico em disciplina, além da questão da saúde, que melhorou. Emagreci muito e evoluí nas barreiras que eu queria, tanto físicas quanto mentais. Ele estabeleceu uma paz extrema em mim, fora todos os benefícios pessoais. Eu indico a qualquer pessoa e até peço que venham mais mulheres pra essa prática“ disse a judoca Adriele Gaião de 23 anos.

A prática do Boxe é ainda de mais difícil aceitação que o Futebol. Mesmo assim as mulheres vêm desafiando e vencendo qualquer tipo de resistência e mostrando que não são o sexo frágil, mas lutadoras em prol de uma sociedade igualitária. A modalidade tem sido bastante procurada pelas mulheres. A autodeterminação tem sido a grande arma delas para enfrentar o preconceito.

 

Elas ousaram ingressar no mundo esportivo, aprenderam com ele e hoje participam de todos os tipos de modalidades esportivas sem as descaracterizar. Várias mulheres brasileiras se destacarem em seus esportes e se tornaram exemplos. Hortência (basquete), Marta (futebol), Edinanci Silva (Judô) Sandra Pires (vôlei de praia), Fofão (vôlei de quadra) Daiane dos Santos (ginástica), Magic Paula (basquete) e Roseli Feitosa (boxeadora) são algumas atletas que alcançaram renome nacional e mundial.

 

O envolvimento feminino em atividades esportivas que eram originalmente praticadas apenas por homens e, por muito tempo, consideradas inapropriadas para mulheres, tem sido cada vez mais aceito.

 

Confira no vídeo abaixo as opiniões das esportistas Adriele Gaião Daniele Araújo, Roberta Sâmia e Rosa Colaço acerca de suas experiências no esporte. 

Equipe

Anne Duarte

A judoca Adriele Gaião treinando com Heitor Cabral                                                    (Foto: Anne Duarte) 

Treino da boxeadora Rosa Colaço                                                                                      (Foto: Anne Duarte) 

Rugby na Rainha da Borborema

Aos poucos o ainda pouco conhecido esporte inglês conquista apoio e mais adeptos

O projeto já apresenta resultados positivos na melhoria da qualidade de vida

Skatistas querem melhor infraestrutura

Skatistas de Campina exigem reformas de espaços para a prática da modalidade

Adrenalina sobre duas rodas nas trilhas da Borborema

Saiba os riscos da atividade física sem orientação profissional

Desafios para a prática do Taekwondo na Paraíba

Opção de saúde e lazer para 20 mil pessoas

Apesar de ser conhecida como violenta, a modalidade prima pela inteligência e não simplesmente por força bruta

Renúncias, incertezas e dificuldades dos jogadores de futebol, que ...

Please reload

© 2014. Impacto Esporte e Saúde. Conteúdo Produzido por Mídia Digital I

bottom of page