O skate é um esporte conhecido e praticado mundialmente. Apreciado por muitos, são poucos os que possuem o equilíbrio e o dom de se locomover em cima das quatro rodas do skate e fazer manobras radicais.
De acordo com os dados da Associação dos Skatistas de Campina Grande, aproximadamente 400 campinenses praticam o esporte ativamente. Apesar do número de praticantes, estes estão tendo dificuldades para treinarem. Atualmente há pistas de skates no Parque da Criança, no bairro do Catolé e na Vila Olímpica Plínio Lemos, no bairro de José Pinheiro. Porém as condições não são boas.
No Parque da Criança o local vive sem reparos há anos, e as rachaduras na estrutura da pista oferecem risco de acidentes aos praticantes. Hoje em dia, o local é usado como escorrego para as crianças – outra atividade arriscada devido a altura e inclinação da pista.
Skatistas de Campina exigem reformas de espaços para a prática da modalidade

Já na Vila Olímpica Plínio Lemos, há uma pista completa com vários obstáculos e estruturas destinadas a prática de skatismo, porém os praticantes reclamam da falta de segurança no local e a falta de higiene. Durante a madrugada, vândalos costumam usar o local para fazer as necessidades fisiológicas.
Outro local bastante usado pelos skatistas era uma pracinha localizada as margens do Açude Velho, porém há dois anos a prefeitura instalou uma academia popular no local, impedindo que os skatistas continuassem a usar o espaço, que agora está ocupado pelos equipamentos da academia.
Sem muitas alternativas, o único lugar que está servindo para estes esportitas é a área do Parque do Povo. Além do piso plano, eles aproveitam a sombra da Pirâmide para treinarem. Como o local não é destinado a este esporte, os praticantes sempre procurar fazer estruturas de maneira e metal para usarem como obstáculos. Os skatistas de Campina Grande cobram maior atenção por parte do governo municipal.
Para saber das dificuldades enfrentadas, nossa equipe acompanhou alguns praticantes do esporte na cidade:
Espaços públicos estão sendo utilizados por praticantes do esporte. (FOTO: Artur Lira)
Infraestura e segurança
Segundo o secretário de esporte de Campina Grande, Gustavo Ribeiro, a pista de skate do Parque da Criança deverá passar por uma perícia para avaliar se há condições de restaurá-la. Caso contrário, será elaborado um projeto para construir uma nova pista, porém não há previsão de quando o projeto estará pronto. Para a pista da Vila Olímpica Plínio Lemos a prefeitura pretende fazer uma revitalização ainda este ano.
Sobre a pracinha do Açude Velho o secretário informou que o a obra foi de autoria da antiga gestão, mas destacou que o local nunca foi destinado a prática do esporte e que os skatistas também treinavam de maneira improvisada, fato confirmado pelos skatista que usavam o espaço.
Ainda de acordo com Gustavo Ribeiro, a Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal de Campina Grande (Suplan) está com um projeto, em fase de conclusão, que pretende construir uma nova Vila Olímpica no bairro Jardim Paulistano, no antigo terreno do Hospital João Ribeiro, que está desativado. “Nossa meta é construir outras Vilas Olímpicas pela cidade, mas sem esquecer a manutenção das áreas que temos. O projeto já está em fase de conclusão e ainda este ano deverá entrar em fase de licitação”, conclui o secretário.
Sobre a questão da segurança, o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (2ºBPM), tenente coronel Souza Neto, informou que a menos de 50 metros da Vila Olímpica Plínio Lemos há uma Base de Polícia Militar Comunitária que funciona 24 horas. “Da própria base os policias conseguem ver o acontece na Vila Olímpica. Caso aconteça alguma ação criminosa a intervenção policial é imediata”, disse ele.
Em relação às ações dos vândalos durante a madrugada, o comandante informou que é de responsabilidade dos vigilantes da Prefeitura Municipal monitorarem o local e acionarem a Polícia Militar, caso necessário. “Não podemos deixar policiais parados no interior da Vila Olímpica, pois o restante do bairro precisa de rondas”, destacou Souza Neto.
Apesar da troca de comando recente troca de comando nas últimas semanas, o novo comandante do 2ºBPM tenente coronel Lívio Delgado disse que irá manter o plano estabelecido e no meio deste ano deverá fazer uma reunião de planejamento, quando poderá haver mudanças.
EQUIPE:
Artur Lira
Mozart Oliveira
André Macedo
Renata Fabrício
Saiba os riscos da atividade física sem orientação profissional
Apesar de ser conhecida como violenta, a modalidade prima pela inteligência e não simplesmente por força bruta
O projeto já apresenta resultados positivos na melhoria da qualidade de vida