top of page
Saiba os riscos da atividade física sem orientação profissional 

  A prática de esportes é uma das maneiras mais eficientes para uma melhoria de saúde e bem estar, porém, quando é associada ao modo errado da realização dos exercícios e à uma alimentação irregular, a falta de uma rotina diária de exercícios é um dos fatores que acarretam problemas de saúde aos famosos atletas de final de semana .São vários os exemplos destas práticas: futebol, futsal, exercícios físicos entre outros que realizados sem um acompanhamento profissional podem interferir na vida saudável do atleta.

  

 Em Alagoa Nova – PB, acontece o Campeonato Municipal Sênior, voltado para participantes a partir de 35 anos. Saulo Santos é um destes jogadores, com 38 anos, participa do campeonato e diz ter muita alegria em jogar no evento, porém, já sente o peso da idade, pois em apenas uma partida, sua musculatura não suporta o esforço físico, ficando totalmente dolorido após os jogos.

 

 Hermany José, professor de educação física, explica que a pratica destes esportes por apenas um dia, é bastante prejudicial ao jogador amador, principalmente quando a maioria são sedentários e se submetem a fazer aquecimento sem o total conhecimento, levando os mesmos a estarem acometidos de problemas cardiovasculares além de outros malefícios.

  Outro fator que influi no cansaço físico ou fadiga muscular é o pós-jogo, onde são consumidos alimentos altamente calóricos, além de muitas bebidas alcoólicas. A maior preocupação é repor o estoque de glicogênio e os líquidos perdidos, numa partida de futebol por exemplo. Uma vez que o corpo não está habituado com o esforço de uma partida, ele é sobrecarregado prejudicando pincipalmente o coração.

 

  De acordo com a nutricionista Ana Karolina de Brito, a alimentação irá influenciar seu desempenho para os próximos exercícios além de uma boa recuperação, principalmente a refeição pós-treino. “Consumir alimentos saudáveis diminui os riscos, pois o atleta terá uma recuperação eficiente com nutrientes que o corpo precisa pós-treino, principalmente se a dieta for enriquecida com água, água de coco, pães, cereis e massas integrais”. Conclui a nutricionista

 

 

 

EQUIPE:

Alyne Gurjão

 Jerffeson Barbosa

Campeonato municipal Senior em Alagoa Nova                                                               (FOTO: Jefferson Brbosa)

 Danilo Ricardo da Silva, comerciante, faz parte do grupo de pessoas que praticam exercícios em uma das academias populares na cidade de Alagoa Nova. Danilo realiza exercícios há mais de dois anos sem o acompanhamento de um profissional de educação física, ele diz não ter tempo para ir a uma academia particular, e faz apenas alguns exercícios básicos que segundo ele não precisam de supervisão profissional.

 

  Outro exemplo destes atletas de final de semana, são os jogadores dos famosos “rachas”, eventos que reúne amigos nos finais de semana para partidas de futebol de campo, ou de salão, e que na maioria das vezes terminam com banquetes.

Saulo Santos ( à esquerda) é altleta veterano                                                              (FOTO: Jefferson Barbosa)

Skatistas querem melhor infraestrutura

Skatistas de Campina exigem reformas de espaços para a prática da modalidade

Adrenalina sobre duas rodas nas trilhas da Borborema

Desafios para a prática do Taekwondo na Paraíba

Opção de saúde e lazer para 20 mil pessoas

Apesar de ser conhecida como violenta, a modalidade prima pela inteligência e não simplesmente por força bruta

Renúncias, incertezas e dificuldades dos jogadores de futebol, que ...

Nocaute nos estereótipos

Mulheres lutam contra o preconceito, a falta de patrocínio e apoio familiar para praticar o esporte que deseja. 

O projeto já apresenta resultados positivos na melhoria da qualidade de vida

Rugby na Rainha da Borborema

Aos poucos o ainda pouco conhecido esporte inglês conquista apoio e mais adeptos

Please reload

© 2014. Impacto Esporte e Saúde. Conteúdo Produzido por Mídia Digital I

bottom of page