Natação é símbolo de qualidade de vida
A natação é um esporte que quebrou preconceitos. No início era praticado apenas por homens. Apenas eles tinham o direito de entrar na piscina com o objetivo de participar de competições. As mulheres não tinham oportunidade de treinar para competir. Mas, este tabu foi quebrado.
Segundo pesquisadores o primeiro campeonato brasileiro foi realizado com uma equipe masculina no Clube de Natação e Regatas no Rio de Janeiro em 1898. Porém, a partir de 1913 os campeonatos passaram a ser patrocinados pela Federação Brasileira das Sociedades do Remo em Botafogo no Rio de Janeiro. A primeira piscina olímpica foi inaugurada em 1913 no Fluminense Futebol Clube no Rio de Janeiro. E as mulheres só conseguiram ingressar no esporte em 1935.
As modalidades
Benefícios do esporte
Com o passar dos anos a natação se tornou um esporte profissional, indo além das competições esportivas, o esporte ajuda na recuperação de pacientes com problemas respiratórios e de atrofias musculares, facilita a queima de calorias, dentro outros benefícios.

Benefícios do esporte
Desde os 7 anos até os 22 anos ele foi nadador, treinou na equipe do SESI e no momento de escolher o curso para prestar o vestibular, o curso de Educação Física estava na ponta da sua língua. Ele iria render mais resultados porque além da natação praticou vôlei, basquete, ciclismo e corrida de rua. A graduação escolhida o encaminhou para a profissão tão sonhada. Estamos falando de Dimas de Sousa Silva, atual preparador físico do SESI Prata.
Dimas primeiro conseguiu um estágio em uma das unidades do SESI enquanto estudante da graduação da Universidade Estadual da Paraíba e logo após concluir o curso em 2002 foi contratado para trabalhar na Unidade do SESI no Distrito Industrial. Ele permaneceu no SEST SENAT por 10 anos, e voltou ao SESI Prata desde agosto de 2015. Além de ser registrado no Conselho Regional de Educação Física, ele atualmente faz especialização em Treinamento desportivo para o alto rendimento.
Segundo o preparador físico Dimas Silva, o primeiro passo para se tornar atleta de natação é escolher um estilo de vida ativa iniciado com 2 seções semanais, ensinando e aperfeiçoando as técnicas das modalidades da natação. É necessário, também, respeitar os princípios do treinamento para suportar uma carga horária maior com o objetivo de melhorar o condicionamento físico. Este processo pode durar de 6 meses a 1 ano dependendo do indivíduo. “Eu acho necessário ser feita uma avaliação da progressão da velocidade e das técnicas exigidas pela natação sempre tentando corrigir qualquer desvio ou queda de rendimento obedecendo os parâmetros fisiológicos ligados aos treinamentos específicos para nadadores”, afirma Dimas.
Quem treina atletas em várias modalidades tem sempre uma resposta instantânea a ser dada na hora certa. Por isso, Dimas acredita que existe uma diferença entre tempo de treino e tempo de competição. “Penso nesta diferença com cautela porque nos treinos acompanhados por mim sinto que somos absorvidos por uma forte intensidade porque o tempo tende a ser mais alto para uma determinada metragem”, ressalta Dimas.
Para o preparador físico do SESI Prata nas competições há um preparo especial com cada atleta chamado polimento. Os atletas chegam mais descansados, motivados e no momento das provas as descargas hormonais ajudam o corpo a atingir 100% do esforço garantindo uma melhora no tempo de competições, recordes e medalhas. “Posso dizer que trabalho com crianças, adolescentes e adultos, mas o condicionamento físico observado nos treinamentos não são os mesmos. O ideal é começar a treinar para competir na infância para obter um futuro de sucesso no crescimento profissional, acrescenta Dimas.

Caio Rodrigues na piscina olímpica do SESI (foto - Arquivo do SESI)
Caio Rodrigues, de 18 anos disse que a paixão dele pela natação começou cedo, aos 10 anos de idade. Quando começou a treinar no SESI PRATA em 2008. A rotina de vida dele mudou completamente. Ele passou por outros clubes como SEST SENAT, AABB, mas preferiu voltar a treinar no SESI Prata novamente. Ele contou quem mais o influenciou a praticar a natação foi a mãe dele que também é nadadora.
O incentivo do pai e dos familiares também foi fundamental no começo da carreira dele. Desde o começo tanto nos treinos normais quanto nos mais intensivos, ele explicou que sempre apresentou bons resultados independente da posição em que ficasse. O primeiro, segundo, terceiro ou quarto lugar em busca da conquista de uma medalha nunca foi motivo de preocupação. Ele sempre quis competir sem se preocupar com a colocação dele no pódio.
Caio disse que o Campeonato Norte/Nordeste do Torneio Sérgio Silva foi o mais marcante da vida dele, quando tinha apenas 14 anos de idade. Ele associa o sucesso dele enquanto atleta de natação ao treino de musculação que serve como complemento ao treino contínuo na piscina. “Para mim como atleta olímpico é inesquecível ter conseguido uma medalha em cada prova no Campeonato Paraibano, um total de 9 medalhas, sete de ouro e duas de prata. Esta competição foi muito legal”, comenta Caio.
Caio revelou que melhorou muito o desempenho dele nos treinos de natação realizados no SESI Prata desde que começou a treinar pelo menos 2 horas semanais de musculação na Academia Korpus em Campina Grande. Ele descobriu que unindo o útil ao agradável se sentiria muito mais preparado para enfrentar os campeonatos.
No período de 9 anos como atleta Caio sempre apresentou bons resultados. Dentro dele sempre existiu e ainda existe a vontade de representar o Brasil em um evento grande como os Jogos Olímpicos, que neste ano será realizado no Rio de Janeiro com a concentração de vários atletas de diferentes categorias e nacionalidades. É um evento onde cada atleta vai poder lutar por uma medalha Olímpica. “Este sonho não é só meu. Acredito que todo atleta tem o mesmo sonho que eu tenho. Independente do esporte que você pratique ele tem que ser de alto rendimento. Para mim é um sonho distante, mais gostaria de ir”, conclui Caio.
Caio Rodrigues é nadador de 50 m, 100 m, 200 m costas e 50 m e 100 m crawl, de revezamento 4X50, 4X100 livre e medley. O preparador físico Dimas Sousa disse que o treino de Caio conta com 10 horas semanais de condicionamento físico na água e mais 10 horas de musculação. “A dica que deixo para as pessoas com vontade de praticar um esporte aquático é simples. O ideal é começar pela natação. Procuro estimular as pessoas a praticar a natação para ter um bom desenvolvimento muscular e uma vida mais saudável”, finaliza Dimas.
As pessoas interessadas podem se matricular na escolinha de natação do SESI Aprígio Veloso da Silveira localizada na Avenida Dom Pedro II, 767 - bairro da Prata - Campina Grande. Maiores informações pelo telefone (83)3182-3490 ou pelo site: www.fiepb.com.br/sesi
Por:
Ana Vitória
Do Japão para o mundo: Jiu-Jistu ensina autodefesa e traz benefícios para a saúde
Apesar do pouco incentivo, as mulheres mostram que têm talento com a bola nos pés
Um esporte que enfrenta todos os tipos de preconceitos, mas que se tornou fenômeno mundial
Das guerras para as Olimpíadas, conheça o esporte que trouxe para o Brasil a primeira medalha de ouro
O projeto já apresenta resultados positivos na melhoria da qualidade de vida
Saiba os riscos da atividade física sem orientação profissional