top of page
Adrenalina sobre duas rodas nas trilhas da Borborema

   Para quem pratica a trilha de moto, a sensação é de liberdade e adrenalina.Pois se trata de um esporte radical que envolve velocidade e aventura por caminhos estreitos, de difícil acesso, muitas vezes com vegetação e relevo hostis. O desejo de experimentar novas emoções e de superar os obstáculos são sensações constantes aos praticantes do motocross.

 

  Especificamente em Campina Grande, o esporte começou na década de 1980 quando apareceram no mercado modelos de motocicletas que se adaptaram ao estilo, a exemplo da DT 180, Elefant e a XL 250. E a consequente criação do Grupo Motopark é pioneiro nessa prática na Rainha da Borborema. Atualmente há vários grupos que congregam mais de cem atletas, a grande maioria amadora que, mesmo sendo apaixonados pelo esporte, não o tem como profissão. Entretanto há praticantes que já participaram de competições de motos importantes, como campeonato paraibano de MotoCross e ralis.

 

  O circuito utilizado nas trilhas é a zona rural, com trechos de difíceis acessos, a exemplos de matas, morros, chapadas, serras e outros caminhos até quase intransitáveis, mas que justificam o gosto pela diversão. Quando perguntado sobre qual o terreno ideal para a prática de trilhas, Roberto Bruno sobrenome, praticante e trilhas e coordenador do grupo Matutrilheiros explica: “Nesse esporte, é como dia o ditado ‘Quanto pior, melhor!’ Quando chove então...”.

 

 O “Matutrilheiros”, uma equipe criada há três anos, faz trilhas nos perímetros rurais de Campina Grande e das cidades circunvizinhas. O grupo é constituído por doze participantes que se reúnem geralmente aos domingos pela manhã para realizar as trilhas, entretanto, eventualmente ocorrem encontros nos sábados, feriados e às vezes à noite, em especial nas noites de lua cheia.

 

Muitos lugares já foram visitados e explorados pelos motociclistas, entretanto não há uma comunicação prévia entre a coordenação do grupo e os demais participantes acerca dos roteiros que serão seguidos, apenas o horário e o ponto de partida são agendados, o trajeto e o destino são comunicados apenas instantes antes de começar a aventura. As distâncias percorridas podem variar bastante de acordo com horário e dificuldade dos obstáculos, já houve trilha com quinze quilômetros e outras que chegaram a cinquenta mil metros.

 

  Neste esporte, até pelo caráter radical que envolve risco, o ponto mais importante para quem vai iniciar é a segurança, principalmente na utilização dos equipamentos apropriados, a exemplo de capacete, bota, joelheira, calça, cinta, cotoveleira, pescoceira, luvas, entre outros. A moto usada na trilha é o objeto mais desejado do esporte e deve está em bom estado de conservação. O seu uso causa um desgaste mais elevado e uma manutenção bem feita evita danos maiores ao veículo. As motocicletas possuem características diferentes das convencionais, a suspensão é mais leve e resistente, o motor é mais potente e propício para grandes arrancadas e subidas.

Outra característica das motos utilizadas é a ausência de equipamentos obrigatórios, a exemplo de sinaleiras, retrovisores e velocímetro, o que facilita as manobras nas estradas, Por isso, os veículos não podem circular nas rodovias públicas, assim, as motos devem ser conduzidas em reboques, devidamente regulamentados, até os pontos de partida e recolhidos da mesma forma na chegada.

 

Segundo Marcio Pinheiro, consultor da ABRAM (Associação é necessária, mesmo em reboques, a comprovação da propriedade do veículo e elas, segundo o Código Nacional de Trânsito não podem circular em vias públicas. “Se for circular nas vias públicas com certeza será enquadrado no Art. 233 do CTB sendo uma infração grave tendo como medida administrativa retenção do veículo para regularização. Gostaria de alertar que mesmo em cima de uma carreta nas vias públicas a motocicleta terá que estar acompanhada de algum documento que comprove a propriedade da mesma". concluiu o consultor.

 

Segundo Roberto Bruno, em Campina Grande,o esporte tem muitas dificuldades e não tem apoio dos poderes públicos para prática da mototrilha e nem patrocínios da iniciativa privada. “Se fossemos depender de incentivos públicos estávamos fritos!”, afirmou. Segundo ele, o esporte é alimentado pelo entusiasmo passando de geração em geração, de pai para filho.

 

Mesmo não havendo na cidade uma associação os interessados em se iniciar no mototrilhas podem procurar um dos grupos demonstrando seu interesse em participar. Hoje em dia com advento das mídias digitais já existem sites e blogs especializados nas trilhas, estas páginas tratam desde fórum, acessórios até eventos de motociclismo e aquisição de material, isto facilita a informação para os admiradores ou para aqueles que pretendem se iniciar nessa prática. Como por exemplo, nos endereços www.trilhasemotos.com.br e  www.trilheiro.com.br

 

 

 

 

Equipe:

Flávio Evangelista

Júlio César Rolim

Pedro Wagner

Vouban Bueno

Nas redes sociais há vários perfis e fan pages voltados para o assunto, elencamos algumas abaixo:

 

Turma do Mathola

Trilhas de motos

Trilhas de moto

 

O vídeo abaixo foi produzido pelos próprios membros do grupo Matuttrilheiros, utilizando um equipamento GoPro, quando realizaram uma trilha do trecho que liga Campina Grande à cidade de Fagundes, em direção à Pedra de Santo Antônio.

Skatistas querem melhor infraestrutura

Skatistas de Campina exigem reformas de espaços para a prática da modalidade

Saiba os riscos da atividade física sem orientação profissional

Desafios para a prática do Taekwondo na Paraíba

Opção de saúde e lazer para 20 mil pessoas

Apesar de ser conhecida como violenta, a modalidade prima pela inteligência e não simplesmente por força bruta

Renúncias, incertezas e dificuldades dos jogadores de futebol, que ...

Nocaute nos estereótipos

Mulheres lutam contra o preconceito, a falta de patrocínio e apoio familiar para praticar o esporte que deseja. 

O projeto já apresenta resultados positivos na melhoria da qualidade de vida

Rugby na Rainha da Borborema

Aos poucos o ainda pouco conhecido esporte inglês conquista apoio e mais adeptos

Please reload

© 2014. Impacto Esporte e Saúde. Conteúdo Produzido por Mídia Digital I

bottom of page